Tanto os filtros quanto os purificadores servem para melhorar a qualidade da água que chega na sua casa. Porém, os filtros de água são mais simples e funcionam com uma vela central que retém impurezas. É um processo físico de retenção de resíduos sólidos. Alguns modelos conseguem reduzir também a uantidade de cloro da água. De forma geral, eles eliminam a sujeira da água e não utilizam energia elétrica.

Já os purificadores de água são mais completos: além do elemento filtrante, usam outros sistemas e tecnologias de purificação, retêm as impurezas sólidas e conseguem remover sabores e odores desagradáveis na água. Eles realizam processos físicos, químicos e bacteriológicos de filtragem. E há aqueles que agem inclusive na eliminação de vírus.

Alguns modelos de purificadores têm opções de temperatura da água, que pode ser natural, gelada ou mista.

Filtros x purificadores: comparativo.

  Filtro Purificador
Benefícios Capazes de reter impurezas sólidas e remover odores e sabores desagradáveis Além de reter impurezas sólidas, remover odores e sabores desagradáveis, realiza o tratamento bacteriológico e viral da água.
Uso de energia elétrica Não Sim
Temperatura da água Água na temperatura natural. Água em até 3 temperaturas: natural, gelada e mista.
Manutenção Filtros cerâmicos: limpeza semanal. Média do tempo de troca do elemento filtrante dos filtros: de 3 a 6 meses Em sua maioria, não necessitam de cuidados e o tempo de troca dos elementos filtrantes é de 6 meses a 2 anos. Alguns modelos, inclusive, têm sistema de limpeza interna que deve ser ativado semanalmente para prolongar sua vida útil.


Clique aqui e encontre o modelo Europa perfeito para você.